terça-feira, 14 de junho de 2011

Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue


Hoje, dia 14 de junho, é o Dia Mundial do Doador de Sangue. Pouca gente sabe disso e, infelizmente, pouca gente também cultiva o hábito de doar sangue. Rola um preconceito de gente que acha que é uma dor absurda e, pior ainda, tem gente que acha que doar sangue torna o doador fraco. Mas isso tudo é uma grande bobagem. Sim, doar sangue dói um pouco, assim como dói o exame de sangue de rotina que somos obrigados a fazer anualmente. Porém, essa dor é tão pouca em vista do bem que pode propiciar aos outros. O nosso sangue pode salvar muitas vidas.
Por isso esse ano o Ministério da Saúde resolveu mobilizar a mulherada em torno de algo que a gente já faz sempre: pintar as unhas. A ideia é que que todas nós pintemos nossas unhas de vermelho para celebrar a data e fazer dessa uma grande mobilização para incentivar às pessoas a se habituarem a doar sangue. E aí que eu conto com vocês, as leitoras mais lindas, paparicadas, inteligentes e engajadas desse Brasil, para participarem dessa campanha. Pra incentivar e divulgar o Dia Mundial do Doador de Sangue é só pintar as unhas de vermelho Dessa maneira mostramos o nosso apoio e chamamos a atenção da população para um assunto tão importante. E os homens também podem participar, aí a gente ajuda eles, nem que seja só pra pintar a unha do mindinho. O que importa é chamar atenção para essa causa. Doe sangue, essa corrente precisa de você. Eu não doo sangue ainda tenho 17 anos, mas se eu tivesse 18 eu doaria.

Atualmente no Brasil, para ser um doador, é preciso apresentar um documento com foto, ter entre 18 e 60 anos; pesar mais de 50 quilos; não estar grávida; ter doado sangue há mais de 60 dias (homem) ou 90 dias (mulher), não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas e não estar em jejum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindos!
Deixe sua opinião.

Se gostar volte sempre!♥