quarta-feira, 21 de julho de 2010

Cabelos: Saiba usar a dupla Shampoo + Condicionador

A beleza dos cabelos começa com os cuidados diários, lavar corretamente os fios garante seu brilho e maciez




Lavar e condicionar os fios parece uma tarefa extremamente fácil, mas basta se deparar com a quantidade de shampoos e condicionadores disponíveis no mercado para surgir 'aquela' dúvida cruel. A explicação para tantas opções é simples: a quantidade de produtos é proporcional à diversidade de fios.

Para os produtos recomendados surtirem o efeito desejado, é necessário também ter cuidado na hora da aplicação. O mais indicado é fazer o processo de limpeza em duas etapas. O primeiro passo é cuidar do couro cabeludo. Comece molhando bem todo o cabelo para aplicar o shampoo distribuindo por etapas na parte frontal, têmporas, topo e nuca. Em seguida, esfregar o couro cabeludo com movimentos circulares, sem utilizar as unhas para não causar lesões. Enxaguar e aplicar novamente o shampoo para iniciar a limpeza dos fios. Ao final, enxaguar bem para não deixar resíduos de shampoo nos fios. Para cabelos oleosos o segredo é não friccionar demais o couro cabeludo para não ativar as glândulas sebáceas.

A segunda parte deste processo é o condicionamento dos fios. Existe um pensamento comum que as pessoas que tem cabelos oleosos estão livres desta etapa. No entanto, o recomendado por especialistas no assunto é que todos façam também este procedimento, principalmente quem tem cabelos longos, coloração ou outro processo químico. Isto porque a oleosidade do couro cabelo, que é responsável por alimentar o verniz natural que dá brilho ao cabelo, dificilmente vai chegar até as pontas. Existem produtos especificamente formulados para suprir esta situação sem prejudicar a leveza dos fios. Mas de forma geral, o ideal é que nunca o condicionador tenha contato com o couro cabelo. Assim, é indicado colocar uma pequena quantidade do produto na palma da mão e espalhar por todo o fio.

É verdade que é bom mudar o shampoo sempre?

O Shampoo não só pode como deve ser trocado, dependendo do caso. O cabelo sofre ação de vários fatores: clima, água, bactérias, processos químicos, entre outros. Por isto, ele pode ficar ressecado, danificado ou 'doente' (queda). Como existem produtos específicos para cada caso, o ideal é procurar o shampoo que devolva o equilíbrio dos fios.
Quantas vezes por semana é recomendado lavar os cabelos?
Quantas vezes forem necessárias. Se o cabelo for oleoso deverá ser levado todos os dias, por exemplo, assim como se a pessoa trabalha em ambiente poluído ou muito sujo.
Lavar os cabelos todos os dias estraga os fios?
Não estraga desde que se evite secador muito quente ou prancha todos os dias. A lavagem em si não prejudica, o que danifica os fios muitas vezes são os hábitos errados no processo pós limpeza.
Qual a temperatura ideal da água para lavar os cabelos?
De 36 a 38 graus, ou seja, não muito quente.
Existe mesmo shampoo sem sal? Quando utilizar o shampoo anti-resíduos?
Não existe shampoo 'zero' sal. O Cloreto de Sódio é responsável pela espuma, e como não existe shampoo sem espuma... O shampoo anti-resíduos é recomendado para quem utiliza muitos produtos finalizadores, excesso de cremes de pentear e sem enxágüe ou mesmo gel, entre outros. Também após a piscina e antes de tratamentos de nutrição dos fios.

Existe shampoo que evita que a coloração desbote?

Sim, existem shampoos específicos para isso, com componentes como Solamer, LP 300 entre outros.

O cabelo branco fica geralmente amarelado, como deixar ele bem branquinho?

O sol e corantes de produtos são os maiores responsáveis por isso. Para mantê-los sem estes indesejados efeitos existem shampoos e condicionadores com pigmentos que neutralizam o amarelado.
Massagem no couro cabeludo é recomendada para todas as pessoas?
Não existem problemas em massagear o couro cabeludo. Mas em casos inflamações no couro cabeludo devido a alguma disfunção, é melhor evitar. Também para quem tem couro cabeludo oleoso, isto porque a pressão pode ativar as glândulas sebáceas que já são super ativas... No mais, a massagem só faz bem e relaxa.


Beeijinhos Loh;*

2 comentários:

  1. Oieee lindinha!

    vim ver as novis!

    =D

    seu blog está d+!!!

    =D

    AMIGA!

    FELIZ DIA DO AMIGO, atrasadinhooo!

    =D

    ResponderExcluir
  2. Oiee Flôr!
    Ahh que legal linda. Obrigada.
    Brigada pra você também ta.


    beeijos;*

    ResponderExcluir

Bem vindos!
Deixe sua opinião.

Se gostar volte sempre!♥